No cinema, esse recurso servia para impedir que pessoas não autorizadas tivessem o acesso ao conteúdo da mensagem. E parece que a equipe de desenvolvimento do Gmail buscou inspiração na ficção para implementar um recurso que aumenta a segurança e privacidade das mensagens.
Na coluna de hoje, será demonstrado como usar o “modo confidencial” para o envio de mensagens no Gmail.
Sobre a funcionalidade
O novo Gmail já está disponível para todos os seus usuários, porém, a caixa de entrada completamente reformulada, não é exibida automaticamente. Será preciso habilitá-la clicando sobre o botão “Conheça o novo Gmail” para acessar os novos recursos.
Após a página ser recarregada, será possível conferir o seu novo visual e uma nova maneira de apresentar a caixa de entrada. Para usar o “modo confidencial”, siga os passos descritos abaixo:
- Crie numa nova mensagem, informando o destinatário, assunto e adicionando o conteúdo do e-mail;
- Clique no ícone em formato de “cadeado com um relógio” para habilitar o modo confidencial;
- Configure o período em que a mensagem permanecerá na caixa de entrada do destinatário.
- Marque a opção de proteção. A proteção por senha é opcional, mas quando habilitada a mensagem só poderá ser visualizada após informar uma senha enviada por SMS.
O modo confidencial é um recurso muito útil, principalmente por oferecer uma proteção adicional e permitir a programação do tempo em que as mensagens permanecerão acessíveis na caixa de entrada.
Essa funcionalidade também impede que o e-mail seja encaminhado para outras pessoas. Mas não significa que não seja possível realizar uma captura da tela, entre outras maneiras de salvar o conteúdo da mensagem.
Por Ronaldo Prass G1